Blog

O Que é a Certidão de Ônus Reais

20 de Outubro de 2021

Descubra tudo sobre a Certidão de Ônus Reais.

Negociações no mercado imobiliário envolvem muitos documentos e vários deles você pode nunca sequer ter ouvido falar, ou não entende sua finalidade, como a certidão de ônus reais. Que é o tema do nosso blog de hoje!

Apesar de pouco conhecido, este documento é bastante importante nos processos de venda e compra de um imóvel. É uma certidão que garante mais segurança sobre a transação.

Então, o que é?

A certidão de ônus reais é um documento com toda descrição da situação de um imóvel, trazendo informações importantes, como:

  • Histórico de todos os proprietários que foram titulares do imóvel;
  • Penhoras;
  • Arrematações;
  • Ações/processos que versem sobre o imóvel ou os proprietários;
  • Se possui registro de garantia de financiamento e/ou outras garantias;
  • Entre outras informações que sejam relevantes e/ou obrigatórias 

É importante ressaltar aqui que para verificar débitos de IPTU referente ao imóvel, é necessário verificar a situação perante a Prefeitura.

De acordo com o resultado da certidão de ônus reais é possível entender o status do imóvel:

  • Se o resultado for negativo, o imóvel não possui pendências.
  • Se o resultado for positivo, o imóvel possui pendências e será indicado quais condições citadas acima estão associadas ao resultado.

Na Prática:

Certidão de ônus é um documento solicitado em diversas circunstâncias, mas ela é um dos mais importantes documentos na hora de negociação de compra e venda, pelo fato de trazer todo o histórico da propriedade.

O tempo médio para que a emissão do documento seja feita é de 20 dias. O preço para obter o documento varia de município.

Mais Transparência e Segurança:

A compra de um imóvel envolve uma grande transação financeira e é muito importante que ambas as partes (comprador e vendedor) tenham segurança na hora de assinar um contrato. A certidão de ônus reais é o documento oficial que traz essa garantia e transparência da situação do imóvel aos envolvidos. Importante ressaltar que essa certidão possui validade de 30 dias. A certidão evita surpresas desagradáveis em relação ao imóvel.

Como solicitar essa certidão?

A solicitação deve ser feita no cartório onde o imóvel desejado está registrado. Todo o procedimento é bem rápido, basta preencher as informações de requerimento e as taxas da emissão desse documento.

No entanto, se quiser evitar as filas do cartório, existe também o procedimento online. A certidão pode ser solicitada pelo endereço do imóvel.

Aqui na Imobiliária você tem todo o suporte que precisa na hora de lidar com essas e outras burocracias. Na verdade, cuidamos de todo o processo para você! 

Sempre buscando economizar o que você tem de mais precioso, o seu tempo.