Blog

COMO A ALTA DA TAXA SELIC IMPACTA OS FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS

Como aproveitar as melhores taxas de financiamento imobiliário do mercado.
02 de Junho de 2021

Descubra como a Selic funciona e como ela impacta diretamente no valor do seu investimento!

A Taxa Selic, vem subindo no decorrer do ano de 2021 e a previsão é de que até o final do ano atinja o valor de 5,75% a.a, de acordo com relatório Focus emitido no dia 28 de maio.

Desde a sua criação, no ano de 1979, a Selic nunca atingiu um patamar tão baixo. Foi a maior queda dos últimos anos. A taxa que estava fixada em 6,5% a.a. até julho de 2019 chegou a 2% a.a. em 2020.

Neste ano, por decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa já foi reajustada duas vezes, subiu de 2,75% para 3,5% a.a. no mês de maio.

E como ela funciona?

Também conhecida como taxa básica de juros, a Selic, é um indicador utilizado pelo Banco Central (BC), com o intuito de dinamizar a economia do país. Ela influencia diretamente no bolso dos brasileiros, sejam pelas taxas de juros praticadas em empréstimos/financiamentos, na rentabilidade de investimentos ou no próprio mercado como um todo. É o principal instrumento de política monetária para o controle da inflação.

A Selic, quando em alta encarece os bens de consumo e dificulta a distribuição de crédito pessoal e financiamento. Dessa forma, os juros praticados pelos cartões de crédito aumentam, e consequentemente diminuem o número de compras parceladas. Quando em alta, se torna mais caro emprestar dinheiro. Diminuindo assim, o capital em circulação no país e freando a inflação.

Quando a Selic está baixa, o nível de consumo aumenta e faz a economia girar. Essa queda, estimula a busca por crédito imobiliário uma vez que as instituições financeiras baixam os juros e diminuem as prestações. A demanda no mercado imobiliário é eminente.

Panorama Capixaba:

 Cidade-de-Vitória-1

De acordo com pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o primeiro trimestre de 2021 teve um aumento de 27,1% nas vendas residenciais no Brasil, comparado com o ano anterior. Já no estado do Espírito Santo, a alta foi de 127% na capital, reafirmando o ótimo momento para adquirir um novo imóvel.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), reafirma que agora é o melhor momento para quem deseja comprar um imóvel. O mercado apresenta as melhores condições de financiamento, grande oferta de crédito, novos lançamentos e poucos reajustes. Garantindo uma boa margem para negociação enquanto os preços não voltam a subir.

Mesmo com a previsão de alta para a taxa Selic, o mercado não deve parar por agora. As condições continuam atrativas para quem deseja garantir seu imóvel. Aproveite!