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Habilidades Para Vender Luxo

O que é realmente necessário para fechar negócios de alto padrão.
09 de Dezembro de 2020

O conceito de luxo envolve, tradição, herança e cultura. Os consumidores do luxo tendem a possuir mais expectativas que os tradicionais. Por isso, vender para esse primeiro grupo requer habilidades específicas.

Vender luxo não é sobre persuadir o cliente. Trata-se de inspirar pessoas. Para trabalhar neste mercado devemos ser construtores de relacionamentos. Essa estratégia vai muito além de possuir habilidades técnicas. É preciso buscar excelência em todos os aspectos. Tanto no atendimento quanto na inovação, considerando que o mercado de alto padrão é um processo de aprendizagem, é importante sempre buscar diferenciais para agradar seus clientes. 

Não é apenas vender um produto. Vender luxo não é focar apenas na venda, mas no cliente e na sua experiência holística com a marca, na sua experiência como um todo, dentro do alto padrão.  

As vendas, mais do que nunca, estão sendo guiadas pela emoção. Então, ser um profissional que demonstre paixão pela marca e que consiga transmitir esse mesmo sentimento para os clientes, é essencial e faz toda a diferença para o cliente esteja engajado e interessado criando também lealdade para com a empresa. 

Considerando isso, vale ressaltar alguns pontos e habilidades importantes para vender luxo:

O primeiro ponto envolve o encantamento do cliente. Quanto melhor ele se sentir em relação ao produto, ao profissional, a marca e a todo o processo, melhores são as chances da venda ser concluída. Os consultores devem encantar clientes com brilho nos olhos, entusiasmo e sinceridade. De maneira que transmita inspiração sobre o produto e sobre a marca.

Vender um produto ou serviço de luxo envolve emoção, confiança, energia pessoal e a capacidade de estar constantemente automotivado. Isso quer dizer que quando seu comportamento como profissional traz sentimentos positivos para o cliente, as chances de concluir uma venda bem sucedida aumentam!

O corretor precisa ter em mente que ele representa a marca/a empresa. Para o cliente o corretor é marca. Com isso, as falhas do consultor podem gerar sentimentos negativos comprometendo o processo da venda, bem como, a visão do cliente em relação à empresa. O comprometimento não recai apenas sobre aquela venda, mas impacta a fidelidade desse consumidor e de quem ele influencia. 

E como está a sua estratégia de venda? Ela está focada em inspirar ou em persuadir o cliente?

Outro importante ponto é aproveitar dos meios tecnológicos para estar mais próximo dos clientes. Vale fazer mão de recursos como vídeos, interação e melhorias para apresentar um produto. Lembrando sempre que tecnologias são importantes, mas nada pode substituir a interação humana. 

Levando isso em consideração, vale frisar que os consumidores de alto padrão não esperam apenas usufruir de produtos de luxo, mas também de um atendimento diferenciado e de uma experiência única, e que vá além das plataformas digitais. 

Busque uma boa comunicação com seu cliente e crie habilidades de comportamento para lidar com ele. Ou seja, procure ser gentil, sorrir, buscar as melhores palavras, ter capacidade de ouvir e perceber o que realmente seu cliente busca. Procure se conectar demonstrando interesse, sinceridade e priorizando o que você pode fazer por ele, não o que ele pode fazer por você. Dessa forma, você vai criar um relacionamento eficaz com o cliente, adquirindo credibilidade e a confiança dele.

Grandes corretores vivem de referências. Elas são geradas por aqueles clientes que fazem questão de referenciá-los, pela experiência excepcional que já tiveram.