Blog

Cozinha com Ilha: 5 Tendências Inspiradoras

Conheça as novidades que estão fazendo a cabeça dos arquitetos.
20 de Agosto de 2020
 

Cozinha com Ilha: 5 Tendências Inspiradoras

Olá, queridos leitores! Tudo em paz?

Vamos botar água no feijão que o tema hoje é de encher os lábios e os olhos. Os lábios porque falaremos de cozinha, o coração da casa, de onde vem aquele cheirinho delicioso de guloseimas e de família reunida. Os olhos porque mostraremos 5 – cinco – tendências inspiradoras, daquelas cozinhas lindas, atrativas e funcionais. Cozinhas de dar água na boca, de inspirar você a fazer uma revolução e repaginar a sua.

Isso porque as cozinhas que mencionaremos aqui não são as convencionais, não são simples cozinhas. Trata-se de uma cozinha diferente, com outro formato, com outra configuração: a cozinha com ilha. Um tipo de cozinha cada vez mais adotado por todo o público que constrói, reforma ou repagina seus espaços, a cozinha com ilha é uma tendência por si só. Uma tendência cada vez mais próxima da realidade dos novos habitantes da casa brasileira que vêm redescobrindo este espaço e praticando com afinco o hobby da culinária, assim como das diversas práticas gastronômicas.

cozinha com ilha
Fonte: Site Mundodastribos

Inicialmente adotada pelos mais jovens, a cozinha com ilha é uma proposta de ambiente que integra a cozinha a outros ambientes da casa como salas, varandas, terraços e até mesmo jardins. Isto quer dizer que aqueles que fazem o uso funcional da cozinha passam a serem vistos e podem interagir com as pessoas de outros ambientes. Por outro lado, a proposta também é um convite àqueles que estão “olhando” para que se acheguem e fiquem próximos, se apropriando do espaço, dos seus aromas e, principalmente, dos seus sabores.

cozinha roxa com ilha
Fonte: Site Revistacasaejardim
cozinha madeira com ilha
Fonte: Site Casavogue

Mas se a culinária e a gastronomia estão tão presentes no dia-a-dia dos brasileiros, por que não adequar o espaço para que a cozinha não seja uma área de serviço e passe a ser uma área de lazer, de entretenimento e de outras vivências da casa? Isso já ocorre nos projetos contemporâneos e, não por acaso, a cozinha com ilha tem sido protagonista de varandas gourmet, de salas de jantar integradas, de copas e áreas de lazer.

Utilizada com diferentes paginações, o que caracteriza este tipo de cozinha é a formação de uma “ilha”, a ocupação de um espaço onde todo seu entorno fica livre para uso e circulação. Na maioria dos casos, um fogão ou cooktop com coifa ou depurador estarão presentes nesta ilha, mas isso não é regra geral. A ilha também pode ser composta por uma bancada multiuso, por uma pia, balcão refrigerado, forno, armários ou aquilo que a demanda do cliente, espaço, ou projeto solicitarem.

cozinha madeira com ilha
Fonte: Site Homify

Então, você que pode estar se perguntando “o que é exatamente uma cozinha com ilha”? Bem, preparamos este post para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto e saia inspirado para ter uma em sua própria casa. São tantos modelos, são tantas opções, tantos estilos que a criação flui e é ilimitada… Tem cozinha com ilha pra todo gosto e ocasião: pequena, planejada, moderna, central, gourmet. Não faltarão modelos de cozinhas com ilha nestas cinco tendências que falamos logo abaixo.

cozinha pequena com ilha
Fonte: Site Construindominhacasaclean

1. Cozinha pequena com ilha

Não é porque sua cozinha é pequena que ela não poderá ter uma ilha. Obviamente que este espaço deverá ser otimizado e, em algumas situações, construir uma ilha na cozinha pequena poderá ser desastroso. Entretanto, calcular bem e priorizar o uso podem possibilitar que você tenha uma cozinha pequena com ilha em um espaço de menor porte. Neste caso, é possível até melhorar o uso, a circulação e atender as necessidades do morador.

cozinha pequena com ilha
Fonte: Site Decorandocasas
cozinha pequena com ilha
Fonte: Site Decorandocasas

Em alguns casos, quando uma parede é insuficiente para acomodar tudo o que é necessário na cozinha, a ilha será a solução para que você complemente a bancada necessária ao espaço, além de criar um ponto de interligação entre os outros ambientes da casa ou apartamento.

cozinha pequena com ilha

Em outros, você preencherá aquele vazio que pode ficar no meio deste tipo de ambiente. A cozinha com ilha otimiza o uso ao invés de simplesmente colocar um móvel ocupando o espaço.

cozinha pequena com ilha

2. Cozinha planejada com ilha

As cozinhas com ilha também podem ser planejadas e, cada vez mais, os fornecedores se empenham para oferecer este tipo de produto aos clientes. A maioria das marcas de móveis planejados oferecem sugestões e especificações para bancadas com ilha, mesas integradas e balcões.

A cozinha planejada normalmente oferece um visual limpo pela padronização dos materiais. No entanto, é possível também fazer uso de outros acabamentos para aqueles que preferem ousadia na composição do espaço.

Uma cozinha com ilha planejada poderá facilitar a distribuição de armários, gavetas e acessórios necessários para implementar o uso e oferecer uma boa ergonomia aos moradores. Veja quantas propostas interessantes:

cozinha planejada

 

cozinha planejada com ilha

Como você pôde observar, na maioria das imagens as cozinhas com ilha estão agregadas com um balcão com bancos altos ou médios. Mas para muitos usuários, a altura e ergonomia das mesas são mais confortáveis e funcionais como nesta proposta abaixo.

cozinha planejada com ilha

3. Cozinha com ilha central

Para proporcionar que a cozinha seja um lugar de encontro, outra tendência inspiradora é a cozinha com ilha central, isto é, uma cozinha que permite ao usuário que fique de frente para os amigos, que interaja com os hóspedes. Esse formato permite que o(a) cozinheiro(a)  não fique isolado(a), participando das rodas de conversa no local, interagindo com seus convidados que podem até auxiliar quando necessário.

1cozinha planejada com ilha

cozinha planejada com ilha central

As cozinhas com ilha central facilitam o acesso às portas dos armários ao redor, permitem maior integração no ambiente e setorizam melhor o ambiente.

Elas podem ter, inclusive, um monitor de TV tornando o espaço mais dinâmico, como nesta:

cozinha planejada com ilha central e tv

E você também pode colorir sua cozinha com ilha como vimos acima e veremos nas opções abaixo. Um toque de cor sempre vai trazer ludicidade e eu, como colorista nato, acho fundamental que uma cor elegida pelos habitantes do espaço apareça em detalhes ou até mesmo na própria bancada.

cozinha planejada com ilha central

4. Cozinha moderna com ilha

Eu diria que uma cozinha moderna super combina com ilha! A ilha já é um elemento que traz modernidade à cozinha. O espaço assim distribuído propõe um fluxograma diferente e uma circulação mais ousada. A faceta moderna da cozinha também pode se apresentar através das cores, dos materiais utilizados, dos acabamentos e do desenho. Veja só, que interessante!

cozinha moderna

São cozinhas ousadas em design, estilo e distribuição. A cozinha moderna com ilha certamente apresentará um layout ousado, diferente dos que estamos acostumados a encontrar.

cozinha moderna cinza e amarela

5. Cozinha gourmet com ilha

Mesmo com certo receio sobre o uso do termo “gourmet” e da atual gourmetização de tudo, coloco esse tipo de cozinha como uma tendência à parte. Após a crescente democratização das técnicas culinárias, o aumento do consumo de utensílios e equipamentos cada vez mais elaborados, tal como o próprio interesse das pessoas em conhecer melhor o universo da gastronomia, este estilo tem sido cada vez mais comum nas residências. Inclusive, vemos isto também em programas de TV na área. Alguns canais dedicam boa parte da sua programação às atividades de chef de cozinha amador ou profissional, confeitaria, alta gastronomia, culinária do cotidiano e até prova, competições, que estão fazendo a cabeça do telespectador e influenciando muito este hábito em nossa sociedade.

cozinha gourmet

cozinha gourmet

São cozinhas bem equipadas, cheias de personalidade, com direito a utensílios sofisticados, horta, adega e os melhores eletrodomésticos.

A cozinha gourmet com ilha é praticamente um fetiche para os amantes da gastronomia e da decoração. Ela se destaca por proporcionar um serviço amplo de materiais bem dispostos para que chef nenhum reclame, não é mesmo?

Mais ou menos profissionais, é muito comum o uso de bancadas de inox na cozinha gourmet com ilha. Por mais que se assemelhe à uma cozinha industrial ou àquela cozinha profissional de um restaurante, a assepsia, limpeza e higiene são garantidas. Além disso, levar essa proposta para as residências não são vistas com maus olhos nos dias de hoje, mesmo sendo diferentes das cozinhas convencionais, às quais nos acostumamos.

E aí?! Qual é a cozinha que mais combina com você?

Com tanto modelo de cozinha com ilha, é possível até se confundir ou ficar na dúvida. Vale destacar que a sua pode ser uma mistura de várias tendências, porque modelos não faltam. Tem pra todo bolso e pra todo gosto.

Com tantas ideias, procure não se perder no meio do caminho. Sejam fiéis às suas reais necessidades, modos de vida e comportamento. Procure planejar o máximo possível e fique atento ao fluxograma principal de quem usa, de quem cozinha e de quem prepara. A planta abaixo dá uma boa dica disso.

Que tal colocar a mão na massa e começar a pensar no modelo de cozinha que mais te inspira?

Bom apetite e até a próxima!

Original de: https://www.ceramicaburguina.com.br/