Blog

Jardinagem: aprenda mais sobre o cultivo de flores em sua casa.

Conheça todas as dicas sobre como deixar o jardim perfeito!
23 de Abril de 2018

Ter uma casa é o sonho de muitas pessoas, principalmente daquelas que não dispensam um jardim encantador, bonito e arrumado. Mas para que ele fique do jeitinho que gostamos cheio de flores e colorido, é necessário conhecer as técnicas e dicas certas para deixar tudo na mais perfeita harmonia. Lembre-se, menos é mais!

Está procurando casas à venda? Esteja sempre atento a todos os detalhes dentro e fora, isso inclui o tamanho do jardim, uma vez que é o fator principal para fazer a decoração que sempre quis. Quanto maior for o espaço mais flores poderão ser cultivadas, mas o que realmente conta no resultado final é a criatividade. Por isso, não fique apenas com a primeira ideia, explore cada cantinho da melhor forma possível.

Uma coisa é certa, jardim pequeno não é desculpa para não deixar ele bonito e organizado. Pensando exclusivamente em você, separamos algumas dicas que vão te ajudar na decoração e no cultivo das flores no jardim da sua casa, confira todos os detalhes!

Quais são as flores mais fáceis de cultivar em casa?

Deixar o jardim cheio de flores é um sonho, mas calma! Isso precisa ser feito com paciência e tranquilidade para que fique bonito. Não queira cultivar qualquer tipo de flor, primeiro entenda as características de cada uma e o processo de cultivo. Algumas das mais conhecidas são:

  • Violeta;
  • Jacinto;
  • Hortênsia;
  • Gérbera.

Com certeza uma das flores mais conhecidas é a violeta, são pequenas, bonitas e delicadas. São muito admiradas por suas folhas verdes, miúdas e em grandes quantidades, mas o que realmente chama à atenção são as cores. Elas podem ser rosa, branco, azul ou violeta. Possuem, aproximadamente, entre 15 a 20 cm, sendo perfeitas para cultivar em jardins pequenos. Muitas pessoas não sabem, mas a luz é essencial para o seu crescimento sempre em quando não esteja exposta diretamente.

Outra flor conhecida pela sua beleza é o Jacinto, possui de 20 a 50 cm e combina muito bem com praticamente todos os imóveis, deixando eles muito especiais. Seu aroma encanta milhares de pessoas e deixa o ambiente mais próximo da natureza. O jacinto é ideal para ser cultivado durante os meses da primavera, assim o mês das flores fica mais colorido e alegre.

A hortênsia não é muito comum, mas certamente a cor azul representa muito bem ela. É uma flor fácil e rápida de cultivar, além de se adaptar facilmente aos diferentes ambientes. A hortênsia é muito utilizada para decorar as casas, já que se destaca com os cachos que ela possui. Mas lembre-se, é muito importante que a flor esteja na temperatura ideal e sempre com água, principalmente nos dias mais quentes e que o sol está mais forte.

Sua casa possui cores intensas e vibrantes na decoração? Então, certamente a Gérbera é a flor mais indicada para compor o ambiente. É fácil de ser cultivada e não exige de muitos cuidados durante o dia, além disso, se adapta facilmente como ao solo e climas secos.

Cultivo de flores

Entender as características das flores é muito importante, mas o processo de cultivação não pode ser deixado de lado. Por isso, vamos entender como cultivar cada tipo de flor e os cuidados que são necessários para garantir que durem por muito tempo.

O jacinto é muito fácil de cultivar no jardim de casa, basta adicionar argila no fundo do vaso que deve ter em torno de 12 cm de altura. Em seguida, a manta de bidim deve ser colocada em cima da argila com muito cuidado para que a água possa ser filtrada. O terceiro passo é plantar os bulbos junto com os brotos voltados para cima, mas vale lembrar que eles não precisam estar totalmente enterrados. 

As violetas também são rápidas e fáceis de cultivar. Em primeiro lugar é necessário escolher o vaso que será utilizado, é indicado que seja de barro para evitar o excesso de umidade. Em seguida, verifique se as condições de crescimento no local do cultivo são apropriadas para a violeta, o contato direto com o sol as deixa feias e queimadas em um curto período de tempo. Este tipo de flor é reproduzido através do enraizamento, por isso é preciso cortar o cabinho da folha com faca ou tesoura. As folhas podem ser plantadas uma do lado da outra, com 5 cm de distância para que possa ser feito o crescimento das mudinhas.

Decoração do jardim

Após entender tudo sobre cultivação, é hora de entender como deve ser feita a decoração do ambiente para que fique tudo bonito e harmonioso. Vale lembrar que as cores e os acessórios que serão colocados devem combinar com as flores e o estilo da casa, pois assim o ambiente não irá ficar exagerado e bagunçado.

 Se possível, elabore uma lista com todos os itens que você acha importante colocar, já que durante a correria é muito fácil acabar esquecendo alguma coisa e lembrar apenas no final do projeto. 

Procure escolher vasos decorativos que combinem com a flor, eles podem ser lisos, com desenhos ou simplesmente cor terra. Colocar banquinhos ao redor do jardim também é fundamental, uma vez que é um ambiente ideal para ter um momento agradável e em boa companhia.

As pedras costumam ter bastante destaque nos jardins, ficando perfeitas com um pequeno lago e flores ao redor. Com certeza será um ambiente tranquilo, rustico e harmonioso. Aqui, explore os diferentes formatos de pedras, a variedade vai dar um toque ainda mais especial à decoração. 

Deixar o jardim bonito valoriza muito a sua casa, transmite uma sensação de tranquilidade. Atualmente, é muito comum ver as pessoas deixando esse cantinho decorado e bem cuidado, isso é fácil de enxergar em um anúncio de imóveis.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro de todas as tendências de decoração de jardim! Compartilhe em suas redes sociais, irá ajudar muitas pessoas no cultivo das flores!