Blog

CASA INTELIGENTE? O QUE SERIA?

O mercado de Smart home só cresce, e em 2018 é tendência absoluta entre os mais antenados.
13 de Abril de 2018

O mercado de Smart home só cresce, e em 2018 é tendência absoluta entre os mais antenados.

Mas o que seria Smart home, ou simplesmente casa inteligente?

Casa inteligente é um espaço residencial ou comercial com soluções integradas baseadas nas tecnologias de informação, oferecendo uma infraestrutura avançada que permita a quem nela habita usufruir de uma vasta gama de serviços personalizados tais como segurança, gestão de energia, conforto, automação de tarefas domésticas, sistemas de áudio, vídeo e iluminação, entre outros. A Casa Inteligente controla automaticamente a temperatura, liga a iluminação, toca música, abre ou fecha portas e janelas, dispara alarmes e envia mensagens ao moradores se alguém aparecer, tudo isso apenas usando o Smartphone, um Tablet, Ipad ou o próprio computador como controle remoto.

A praticidade de uma Smart home é tanta que se o proprietário viajar, ele pode controlar a casa de onde estiver.

Esse sistema só é possível através de avançadas tecnologias de processamento e controle instaladas estrategicamente e quase imperceptíveis.

Veja algumas funções da casa Smart:

Segurança

Se alguém se aproximar ligar luzes em uma determinada ordem, juntamente com a televisão. Se a distância continuar a diminuir, o alarme é acionado e um e-mail enviado ao smartphone, além de avisar uma central de monitoramento.

Também é possível controlar quem pode entrar em cada horário, ou simplesmente monitorar quem entrou e quanto tempo permaneceu na casa.

Praticidade

É possível abrir o portão da garagem pelo celular, as luzes do caminho se acendem, o ar condicionado é ligado e o aparelho de som toca sua música favorita.

Conforto

Pode-se programar, por exemplo, no horário de acordar para que a televisão ligue com volume baixo e as cortinas se abram devagar.

Mas afinal, quais serão as grandes apostas do mercado de smart home em 2018?

Uma coisa é certa: os integradores de Smart home devem estar preparados para soluções que valorizarão a conectividade, previsibilidade e interoperabilidade.

Câmeras, cada vez mais nítidas!

Uma das tendências em automação residenciais mais aguardadas são as câmeras inteligentes de alta resolução. Estes novos dispositivos terão capacidade de identificação de objetos e diferenciá-los para tomar decisões de alerta.

Os periféricos são capazes de diferenciar pessoas, animais e carros e informar ao usuário sobre as movimentações no espaço. Alguns instrumentos vão mais longe: fazem o reconhecimento facial de usuários e desligamento de iluminação, a partir de sensores integrados.

O ano do multi-room?

Caracterizado por sistemas de áudio multizonas, as instalações de multi-room habilitam o usuário de automação a executar diferentes sons por cômodos. Por meio de aplicativo de automação.

Controle por biometria

Esse mecanismo é bastante eficaz, pois dispensa o uso de chaves, além de oferecer bastante segurança. Dessa forma, só é preciso que o morador encoste o dedo no sensor e a porta se abre. Também é possível cadastrar uma diarista, por exemplo, para que ela possa ter acesso à casa nos dias e horários programados.

No caso de alguém tentar entrar na residência sem autorização, o sistema biométrico envia um alerta diretamente para o celular do dono.

Limpeza da água da piscina

Com ferramentas próprias para essa atividade, é possível a programação de intervalos para que a água da piscina possa aquecer e o sistema de filtragem funcionar. Além de todo o conforto e praticidade que isso proporciona, há uma considerável economia de energia elétrica utilizando um sistema diverso de bombas hidráulicas.

Como captar e vender uma casa inteligente?

Percebe-se que uma casa inteligente é uma ótima opção de venda para corretores de imóveis. Possuir um sistema automatizado pode agregar um valor bastante atraente, pois você oferecerá algo diferenciado em relação à concorrência. Assim, cria-se um desejo de conforto, utilidade e modernidade pelo que é oferecido, aumentando potencialmente o número de compradores daquela residência.

Com o aumento do valor do imóvel por causa dos aspectos adicionados, os possíveis compradores terão uma visão totalmente nova pelo que é oferecido, pois raramente se encontra uma outra casa inteligente na mesma localidade.

É aí que surge o corretor: para achar essas opções, o comprador precisa contar com a experiência e conselhos de um profissional competente, que conheça bem o mercado e promova um processo de vendas mais rápido e eficiente.

Considerações: 

Tudo isso já faz parte da realidade dos sistemas de automação, cada vez mais usados em todo o mundo. Vai chegar um momento em que nos perguntaremos como pudemos viver tanto tempo sem esses confortos. Mas preparar uma casa ou apartamento para receber recursos como esse exige um pouco de criatividade, ou seja, quanto mais o sistema puder ser acionado de forma intuitiva, melhor o usuário irá se sentir, pois nem perceberá a infraestrutura existente para que tudo funcione do modo desejado.

 

 

Fontes:

http://www.neocontrol.com.br/news/tendencias-em-automacao-residencial-2018/

http://www.grupoatlantida.com.br/casa-inteligente

http://www.ingaia.com.br/casa-inteligente-como-a-tecnologia-esta-mudando-os-lares/