Blog

O Poder da Mulher empreendedora - Entrevista com a Sá Cavalcante.

Apesar dos avanços, as mulheres ainda têm muito a conquistar no mercado de trabalho.
13 de Março de 2018

Criatividade, talento e persistência. Essas são algumas dicas das mulheres empreendedoras que decidiram arriscar e abrir o próprio negócio. Elas contam que tirar as ideias do papel e começar a empreender não é uma tarefa fácil e é preciso muito fôlego. Mas, a força feminina não tem deixado a peteca cair e o resultado final é sempre recompensador.  

A Corretora parceira da Sá Cavalcante, Letícia Rody, é a dona da Boutique de Imóveis, que fica no Centro Empresarial Shopping Praia da Costa Offices e já possui mais de 10 anos de experiência no mercado imobiliário. “Eu acredito na sensibilidade diferenciada da mulher. Somos mais detalhistas, organizadas, pacientes e com uma capacidade multifuncional aprendida desde nova, que nos ajuda a impor uma maior dinâmica no dia a dia”, diz Letícia.

Essa dinâmica feminina no trabalho está cada vez mais presente nas lideranças das empresas. Um estudo da Serasa Experian revelou que mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras. As mulheres estão à frente de 43% dos negócios do país, a maior parte delas (98,5%) atuando como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas.

Mas estar a frente dos negócios não é fácil, é preciso inovar, sair da zona de conforto e estar sempre se superando. “Fazer o que todo mundo faz somente vai te levar aonde todo mundo está”, alerta Letícia. Além disso, empreender para muitas mulheres é uma forma de empoderamento e de quebrar paradigmas e adentrar em lugares que antes eram apenas masculinos.

A médica ginecologista e obstetra, Irisangela Teixeira frisa que apesar das mulheres terem conquistado mais espaço no mercado de trabalho e maior participação nos negócios, elas ainda têm muito a conquistar e chama a atenção para o tema da violência contra a mulher.

Ela decidiu empreender em 2004, quando adquiriu salas no Centro Empresarial Praia da Costa. “Vim do Rio Janeiro em busca de realizar meus sonhos aqui no Espírito Santo. Terminei minha residência em 2002, fiz pós – graduação em videoendoscopia no Instituto Nacional Fernandes Figueira e decidi que era hora de empreender, de montar meu consultório. Um desafio e tanto por ser mulher e de outro estado. As vantagens de ter o próprio negócio é que você o molda do jeitinho que idealizou, muito diferente do que quando se trabalha para terceiros”.

A atuação de Irisangela não se restringe ao consultório, ela também atua na área pública e chama a atenção para o grave problema da violência contra a mulher que para é ela é uma questão de saúde pública.

“Agir no ciclo da violência exige uma ação articulada de toda a sociedade. Precisamos que esse tema chegue às escolas, às igrejas, às comunidades, às empresas - é preciso ter coragem e priorizar essa questão. Não dá para falar sobre o Dia Internacional da Mulher sem encarar essa questão de frente, os indicadores de violência contra a mulher são assustadores. O movimento feminista vem ganhando força no mundo todo, mas temos um longo caminho a percorrer na conquista de espaços no mercado de trabalho e nos negócios para marcar nossa posição como mulheres empreendedoras e de alto potencial transformador”.

A Sá Cavalcante se alegra de poder prestigiar as mulheres no seu dia internacional, e se orgulha de poder fazer parte das inúmeras conquistas das mulheres por sua independência, seja oportunizando a aquisição da casa própria ou o local ideal para seu próprio negócio.

 

- Entrevista com a Sá Cavalcante: http://site.sacavalcante.com.br/noticias/5/o-poder-da-mulher-empreendedora--.html