Blog

Como é o ano novo em Portugal

Dicas & Curiosidades
26 de Dezembro de 2017
Você está planejando uma viagem para a terrinha agora em dezembro e quer saber como é o ano novo em Portugal? Então, vem com a gente, pois vamos te dar algumas dicas de lugares para passar o réveillon em Portugal e contar algumas curiosidades locais! O país tem se tornado um destino cada vez mais procurado e como – ao contrário de vários outros países europeus – não tem um inverno muito rigoroso (sim, apesar disso estará frio no ano novo lá!), pode ser uma ótima opção de lugar para passar o ano novo na Europa, além de ser bem divertido!

A primeira coisa que é preciso saber é que não existe a tradição de se vestir de branco. Aliás, essa cor praticamente nem é usada durante o inverno; eu diria que é quase “mal visto” vestir branco nessa época do ano. O que mais verá serão pessoas de preto ou com alguma cor escura.

Uma das superstições do ano novo em Portugal em relação ao uso de roupas, e basicamente entre as mulheres, é usar uma calcinha azul para trazer sorte, mas só! 

Outra prática bem comum é comer uva-passa durante as 12 badaladas, mas essa também é usada no Brasil, pois afinal, foi de Portugal que veio essa tradição, 

Bom, como sabemos, comer bem em Portugal é algo culturalmente importante e, claro, no ano novo não poderia ser diferente. É bem tradicional ter uma fartíssima ceia de ano novo, seja em casa ou em algum restaurante. Para quem está de viagem, eu super indico procurar um bom local para ter essa experiência gastronômica, ainda que ela não seja muito barata. Só para ter uma ideia, em lugares básicos, uma ceia sairá em torno de 6o euros por pessoa; mas esse valor poderá facilmente chegar aos 150 euros, caso se trate de um restaurante mais famoso.

Apesar do valor, saiba que está tudo incluído: bebidas (boas!), entrada, prato principal (às vezes mais de um), sobremesa, uva-passa e espumante para a meia noite. É divertido e come-se muito bem!

Mas você deve estar pensando que é chato ficar sentado numa mesa a noite toda, não é?! A boa notícia é que não é bem assim. A ceia em geral começa por volta das 22 horas (pode chegar antes, se quiser) e, como são vários pratos, demanda-se um certo tempo comendo.

Na hora da virada do ano o restaurante vira uma grande festa e, em muitos caso, há um DJ que anima o restante da noite. Outra opção bem comum é ir para alguma festa depois da ceia, que em geral acontecem em boates ou até mesmo na rua, com shows ao ar livre (apesar do friozinho!).

Ano novo em Lisboa
Além da tradição da ceia de ano novo e festas em locais fechados, que acontecem no país todo, algumas cidades oferecem festa de réveillon ao ar livre, como é o caso de Lisboa. O boom do ano novo em Lisboa acontece na Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço), com shows ao vivo e uma queima de fogos que dura cerca de 10 minutos. Além disso, se quiser outras alternativas, tem o Parque das Nações e a região de Belém, que também organizam festas.

Ano novo no Porto
No Porto, a festa tem lugar especial na Avenida dos Aliados, bem em frente à Câmara Municipal. O Porto se gaba de ter uma das melhores queimas de fogos do país e, além disso, também tem a noite animada por vários shows! Apesar de ser uma cidade mais fria que Lisboa, pelo fato de ficar tão lotada, acaba que não se sente tanto a temperatura baixa, afinal, há bastante calor humano, rsrs. Uma outra alternativa que deve ser bem interessante é optar por passar a virada do ano na Ribeira do Porto ou num barco no rio Douro.

Ano novo no Algarve
O Algarve é uma região de praias e a mais quente do país. Seu inverno quase não se percebe e, talvez por isso, seja um lugar tão procurado por quem quer passar o ano novo em Portugal. Há várias opções de cidades para onde poderá ir, mas as mais procuradas e que, em geral, preparam as melhores festas, são: Albufeira, Faro, Tavira, Lagos, Vila Real de Santo António, Portimão e Quarteira.

Ano novo em Coimbra
E eu não podia deixar de falar da minha cidade, não é mesmo?! Ela também segue a linha das demais: ceia em casa ou em algum restaurante e, depois, queima de fogos e shows à beira do rio Mondego. A concentração é na Ponte de Santa Clara e Largo da Portagem. Fica bem cheio e é bem divertido! Além disso, as dezenas de boates e bares da cidade oferecem festas que vão até o sol raiar. Boa parte delas está concentrada na região da Praça da República.

Dicas práticas sobre ano novo em Portugal
No dia 31 de dezembro todo o comércio e atrações turísticas fecham suas portas por volta das 18 horas. Então, programe-se para fazer tudo o que precisar antes. No dia 1º de janeiro praticamente tudo está fechado, incluindo atrações e restaurantes. Há exceções? Sim, há, mas são muito poucas! E, mais uma vez: não deixe para reservar nada de última hora, pois as melhores opções de hospedagem e de ceias se esgotarão logo. 
Então, animado para passar o ano novo em Portugal?! Boa viagem e feliz ano novo!
 
Fonte: https://turistaprofissional.com/ano-novo-em-portugal-dicas/