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Novas tecnologias na busca do imóvel

13 de Novembro de 2017

Passamos por quatro revoluções na tecnologia. A de produção manual para mecanizada; a revolução que trouxe a eletricidade; outra que após a Segunda Guerra promoveu a chegada da revolução eletrônica, que foi a da tecnologia de informação e telecomunicações. Por fim, a revolução da conectividade e comunicação. Nunca geramos tanta informação em toda nossa existência. Cerca de 90% de todo esse conhecimento foi produzido desde 2013. A Internet trouxe para o mundo a transparência. As informações explícitas hoje eram implícitas, escondidas, antigamente. 

 

Hoje a máquina pensa por você. Esse fenômeno é chamado de exteligência e, assim como, o tribalismo, que é a reunião de pessoas em tribos agrupadas por afinidade, ajuda a alinhar no mercado imobiliário o que você quer e gosta. Os consumidores não precisam mais pensar. As informações chegam até ele. As redes sociais são um exemplo. Por meio delas, é possível saber dos seus gostos a partir do que curte e segue. Estas são as mudanças do mercado atual, a tecnologia impactando o mundo.

 

E você já se perguntou o efeito do Google nesse processo? Hoje são 120 milhões de brasileiros conectados à Internet.  Destes, 104 milhões em smartphones. Nós vivemos conectados na Internet! Tudo isso gerando 20 milhões de buscas, por mês, de imobiliários no Google. Então, alcance seu consumidor com base nas intenções do momento. E, para aproveitar a jornada completa desse cliente, o especialista precisa estar presente sempre que solicitado nos micro-momentos, seja através das redes sociais ou através dos portais de venda como o VivaReal, entre outros.

 

E o que fazemos quando estamos conectados a Internet? Hoje 96% das pessoas descobrem produtos e negócios através de busca na Internet. Outras 79% esperam informações imediatas quando buscam algo e, há ainda, os 72 % que já realizaram compra em uma loja em que nunca estiveram. Não podemos deixar de falar dos 70% cuja jornada de compra dos imóveis passa pelo on-line e dos 48% de indivíduos cujas buscas foram feitas pelo celular. 

 

Nesse contexto, precisamos compreender que as pessoas querem assistir um vídeo do imóvel, do bairro, do processo de financiamento. Elas querem ver conteúdo e esse é um dos motivos que fez o YouTube crescer na busca do cliente. Os consumidores optam por assistir o vídeo antes de contatar o profissional, pesquisam também ‘como fazer’ na Internet antes mesmo de procurar o especialista. Os números mostram que 73% dos consumidores querem ter informações úteis dos anunciantes, importante e inteligente. Isso vem antes do atendimento. Logo, quando o cliente busca no Google, você precisa entregar conteúdo de relevância. As pessoas buscam informações sobre o produto, a região e, claro, sobre você.

 

Então, seja rápido! Se seu site demorar a abrir a página, saiba que 40% dos visitantes tendem a desistir dele. Se não for móbile, é certo que cerca de 29% vão abandoná-lo. Se não for bem apresentado, não voltarão mais nele.