Blog

A compra do imóvel será um investimento ou a realização de um sonho de moradia?

16 de Outubro de 2017

A compra do imóvel será um investimento ou a realização de um sonho de moradia?

Um sonho não tem regras econômicas, ou seja, se meu sonho é ter um sítio pouco importa os lucros financeiros que esse imóvel trará, certo? O lucro emocional já é o bastante. Contudo, se o desejo é investir no mercado imobiliário quais são os parâmetros a considerar na hora da compra?

Analisar o cenário econômico do momento é fundamental. Conheça as taxa de juros do mercado, cheque como está o aquecimento do mercado imobiliário, avalie o potencial de valorização da área pretendida para compra, conheça os vários tipos de imóveis para saber quais oferecerão maior liquidez e retorno com o pagamento do aluguel. 

Na hora de comprar para investir o que você precisa priorizar são as informações sobre todas as etapas da compra, bem como, qual será o retorno para o investimento que pretende fazer.

Quando a compra do imóvel dos sonhos os critérios são outros. Avalie o quanto custa para você à felicidade de realizar o sonho, por exemplo, de acordar vendo o mar. Qual o valor de ter uma casa nas montanhas? De morar no prédio com uma área de lazer muito bem estruturada para seu filho? De morar naquele bairro no coração de tudo? 

Os parâmetros para comprar a casa ou apartamento dos sonhos dependem muito dos objetivos pessoais e da família. Nesse sentido, vale você definir quais são as suas prioridades e sair em buscar do imóvel do seu desejo.