Blog

Como usar o FGTS numa transação imobiliária?

26 de Agosto de 2017

Quem pretende comprar um imóvel não só pode como deve utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na transação. É possível usufruir desse dinheiro de algumas formas. Uma delas é direcionando-o para comprar ou construir uma unidade residencial. Nessa opção, o saldo poderá ser pago como parte do pagamento ou até para o valor total do imóvel.

Também é permitido usar o dinheiro acumulado para abater, em até 80%, as prestações que faltam em caso de financiamento cujos contratos tenham sido assinados no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH). Nessa mesma modalidade de contrato, existe a possibilidade hoje amortizar ou liquidar o saldo devedor.

No entanto, a liberação do uso do FGTS em transações imobiliárias depende de algumas regras. Entre elas, não ser proprietário de outro imóvel onde está lotado e não ter outro financiamento ativo no SFH. Também não é possível sacar caso um saque já tenha sido efetuado três anos antes a compra atual.

Além disso, quanto ao valor do imóvel, atualmente há um teto máximo de R$ 800 mil que poderá ser mudado para R$ 1.500.000,00. E, claro, a aquisição da unidade com uso do FGTS só pode ser feita se o imóvel estiver devidamente regularizado. Dada a complexidade do assunto é muito ter sempre um acompanhamento de um profissional da área.