Blog

Indisponibilidade de bens: um pesadelo que pode ocorrer na sua compra se não estiver bem assessorado

25 de Agosto de 2017

É crescente o número de donos de imóveis que não conseguem concluir a venda da propriedade em razão da indisponibilidade judicial do bem. Sem saber do problema, compradores criam expectativas e passam por muita dor de cabeça ao tentar adquirir a unidade. “A pessoa se encanta com a casa, com a localização e na hora de fechar o negócio descobre que a propriedade tem um bloqueio na Justiça. É frustrante”, relatou a consultora jurídica do ramo Letícia Rody.

Segundo ela, a situação pode ser evitada com facilidade. “Basta o comprador demandar uma análise documental do imóvel, o que precisa ser feito por um profissional especializado. Faz-se o levantamento para checar a condição daquela propriedade como pendências na Justiça, mudança na planta, falta de pagamento do IPTU, etc”, explicou ela.

Apesar de fácil, o caminho ainda parece ser desconhecido por quem está a procura de um imóvel para comprar. “É comum vermos as pessoas se encantarem com a casa e nem sequer ter cuidado de checar a condição para venda e entram com o pedido de compra, providenciam toda a papelada e lá na frente descobrem o impedimento”, acrescentou Rody.

Por isso, a consultora orienta ter cautela nessas horas. A recomendação da profissional é equilibrar as expectativas e a ansiedade para, desse modo, conseguir encontrar a propriedade dos sonhos.